.

Respire fundo. Sinta a natureza.

Conheça o lugar onde começa Portugal.

Cevide é uma localidade de Portugal conhecida por ser o lugar mais setentrional de Portugal. Situa-se no distrito de Viana do Castelo e sub-região do Minho-Lima na freguesia de Cristoval em Melgaço, junto ao rio Minho.

Este emblemático lugar raiano situado na Província do Minho é vizinho de duas Províncias de Espanha: a Província de Ourense e a Província de Pontevedra, daí o dito: " Em Cevide, o galo canta para três Províncias".

Marco nº 1 de fronteira
Marco nº 1 de fronteira

História

O tratado de Lisboa de 1864, defeniu os limites do nosso território.

Cevide tem o marco nº 1, (entre 1048) de nossa fronteira internacional.

Vida Selvagem ao teu alcance

O Marco nº 1 de Portugal fica situado na foz do Rio Trancoso e também este delimita a linha de fronteira terreste entre Portugal e Espanha. É feito em pedra e tem num dos lados a identificação de um P (Portugal) e no outro um 1 (primeiro).

Este, nada tem de belo, contudo, quando nos aproximamos sentimos a emoção de estarmos no começo de algo, neste caso, o início do território português. A vizinha Espanha não o fez por menos e também eles colocaram o seu marco de fronteira nª 1 do outro lado da margem do rio Trancoso.

Reserva de natureza valorizada

O Rio Minho faz-lhe fronteira e afluente o rio Trancoso corre em sobressalto, desde o Lugar de Portelinha em Castro Laboreiro até à foz situada no ponto mais setentrional do país (Cevide).

Nem após o encontro com o internacional Rio Minho este regato descansa, as águas agitadas misturam-se e correm num desassossego. Elas atravessam Melgaço, Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e finalmente a foz de Caminha, onde adormecem no Oceano Atlântico.

Foz Rio Trancoso
Foz Rio Trancoso

300 Km de trilhos para caminhadas

A nova Ecovia vai permitir...